segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ciclo de Cinema - Sangue Suor e Velocidade - História e Lendas do Skateboard

CINEMA
CICLO DE CINEMA - SANGUE, SUOR E VELOCIDADE -HISTÓRIA E LENDAS DO SKATEBOARD
Cooperativa Cultural Popular Barreirense22h00 Entrada Livre

15 de Março DOGTOWN AND Z-BOYS de Stacy Peralta, 2001, 91 min
…Iniciando-se na comunidade surfista californiana de Dogtown, o filme segue a evolução do skate moderno através dos seus anos dourados nos 70s, o declínio nos 80s e o seu esperado (e altamente lucrativo) regresso nos 90s…

21 de Março WHO CARES? THE DUANE PETERS STORY de John Lucero, 2005, 70 min
Esfaqueado, espancado, partido e sangrado, Duane Peters pagou definitivamente as suas dívidas. Inventou mais manobras do que o que se consegue lembrar e fez coisas que poucos irão esquecer. Até hoje, o seu estilo é definitivamente "Old School" e podem apostar que não se importa minimamente com o que poderão pensar…

22 de Março RISING SON – THE LEGEND OF SKATEBOARDER CHRISTIAN HOSOI
de Cesario Montaño, 2006, 98 min
A subida, queda e renascimento de Christian Hosoi, o jovem que ajudou o Skate a reemergir como uma enorme influência cultural nos anos 80. Este inventivo skater e homem de negócios foi detido em 2000 por problemas com a justiça e desde a sua liberdade condicional em 2004, o agora Cristão-Renascido tem dedicado a vida a ser um bom pai e uma influência positiva no desporto.

28 de Março STOKED - THE RISE AND FALL OF GATOR de Helen Stickler, 2002, 82 min
O estilo agressivo de Mark Gator Rogowski (a.k.a. Gator Mark Anthony) - linhas imprevisíveis e comportamento excêntrico - tornou-o num favorito no circuito profissional de Skateboard nos anos 80 e durante anos a sua carreira embarcou numa onda de fama, riqueza e viagens à volta do mundo. Ninguém deu conta do estado da sua saúde mental até à Primavera de 1991, quando com 24 anos, confessou o assassinato de uma rapariga de 20 anos. Gator encontra-se a cumprir uma pena de prisão por homicídio e violação…

29 de Março THE MAN WHO SOULED THE WORLD de Mike Hill, 2007, 87min
"The Man Who Souled The World" conta a história de Steeve Rocco, o génio irreverente que transformou a indústria do Skateboard de "gigantes" empresariais em empresas geridas por skaters e com uma atitude "Do-It-Yourself".
As suas excentricidades e o impacto da sua gestão no negócio do Skateboard são enormes e, em última instância, causaram uma influência significativa na cultura de massas uma vez que foi ele que possibilitou a Spike Jonze o seu primeiro trabalho como realizador, descobriu Jason Lee e criou a revista "Big Brother", que se viria a tornar o embrião do conhecido programa "Jackass".

Projecto da Associação Cultural Hey, Pachuco!